Você já conheceu alguém que fez você se sentir inferior, enquanto você via essa pessoa como o máximo que poderia aspirar a ser na vida? Com certeza que sim. O mais curioso de tudo é que, é por trás de sua atitude de segurança e grandeza, uma pessoa insegura geralmente é encontrada .
É bastante comum as pessoas inseguras esconderem seus medos após uma atitude de segurança fingida, que passa por fazer com que os outros se sintam inferiores. Isso não é falta de humildade, mas é o que Alfred Adler chamou de Complexo de Inferioridade.
Segundo Adler , pessoas que se sentem inferiores tentam compensar esse sentimento através do que ele chama de luta pela superioridade. A única maneira que essas pessoas encontram para lidar com a incerteza de suas habilidades e se sentir bem é deixar outras pessoas infelizes. Para Adler, essa luta pela superioridade está no cerne da neurose.
Insegurança e narcisismo
Atualmente, acredita-se que essa luta pela superioridade seja uma característica do transtorno narcísico da personalidade, que é um desvio no desenvolvimento normal da personalidade que resulta em uma pessoa que busca constantemente aumentar sua autoestima.
No narcisismo, podemos encontrar dois tipos de padrões: o grande e o vulnerável. O grande narcisista é caracterizado pela extroversão, dominação e busca de atenção.
Pelo contrário, o narcisista vulnerável é muito sensível a críticas ou frustrações. Além disso, a deterioração de suas relações sociais é evidente devido à sua pretensão e necessidade constante de admiração.
Em ambos os casos, ao lidar com alguém que está fazendo você se sentir inferior, é muito provável que o narcisismo e a falta de auto-estima sejam os culpados. De fato, embora o narcisismo nem sempre atinja níveis patológicos, ele pode caracterizar as pessoas em maior ou menor grau.
Auto-estima e narcisismo
Em vez de grande narcisismo e narcisismo vulnerável, alguns pesquisadores acreditam que o narcisismo pode ser melhor caracterizado usando os conceitos de narcisismo aberto e narcisismo disfarçado. Algo que abriria as possibilidades de tratamento clínico do problema, pois seria mais adaptado ao tipo de narcisismo do paciente.
Nesse sentido, o psicólogo James Brookes, da Universidade de Derby (Reino Unido), decidiu investigar como as pessoas com altas tendências narcísicas se viam em termos de autoestima, autoeficácia e confiança em sua capacidade de obter sucesso. Usando uma amostra de estudantes universitários, Brookes analisou a relação entre narcisismo aberto e secreto, autoestima e autoeficácia.
Traços narcisistas de uma pessoa insegura
O estudo fornece algumas pistas que ajudam a definir a personalidade narcísica e que podem oferecer informações sobre as maneiras pelas quais as ações narcísicas podem ser interpretadas, com as quais podemos nos relacionar examinando suas inseguranças.
1. Pessoas inseguras tentam fazer você se sentir inseguro
Você costuma questionar seu próprio valor quando está com uma pessoa específica? Essa pessoa está sempre transmitindo seus pontos fortes? Se você é uma pessoa que geralmente não se sente insegura, mas que perto de certas pessoas começa a duvidar ou se sentir inferior, é provável que essas pessoas estejam projetando suas inseguranças em você.
2. Pessoas inseguras precisam mostrar suas realizações
Nem sempre é necessário que uma pessoa insegura se reforce com um comportamento que leva a outra a se sentir insegura. Muitas vezes, para pessoas inseguras, basta gabar-se de seu excelente estilo de vida, sua excelente educação ou quão fantástica é sua família. É a maneira delas se convencerem de que realmente têm valor.
3. Pessoas inseguras falam sobre sua própria humildade com muita frequência
Presumir que a humildade é uma maneira disfarçada de ser notado, de fazer os outros se sintam inferiores e de falar de suposições que nem todos podem criar ou pagar. Alegrar-se com humildade e aceitar o que não poderia ser é uma característica de pessoas inseguras, que as trai em qualquer contexto.
4. Pessoas inseguras costumam reclamar que as coisas não são boas o suficiente
Pessoas com um grande complexo de inferioridade não sentem que têm o suficiente para ter sorte. Atualmente, por se sentirem inseguros, estabelecem metas muito altas e que certamente não serão capazes de alcançar para obter uma notoriedade diante dos outros que não lhes dá suas conquistas atuais.
Dessa maneira, demonstrariam superioridade em relação a objetivos supostamente superiores , que acabarão reforçando sua insegurança ao não alcançá-los.
Comentários finais
Ser capaz de detectar insegurança nas pessoas ao seu redor pode ajudar a eliminar todas as dúvidas que você tem sobre sua própria imagem e suas habilidades. Dessa maneira, você pode sanar as dúvidas que as pessoas inseguras precisam incentivar em você e se sentir melhor consigo mesma.
Não ceder a essas dúvidas pode ajudá-lo a cultivar sentimentos de plenitude, tanto em si mesmo quanto nas pessoas inseguras ao seu redor. O complexo de inferioridade dessa pessoa insegura não melhora enquanto você se sente inferior , mas é apenas um acordo passageiro. No entanto, pode causar uma ferida profunda e difícil de curar.
Não se deixe pisar. É suficiente que você não leve a sério o que esses tipos de pessoas lhe dizem. Não adote uma postura defensiva e crítica.
Fonte: lamenteesmaravillosa.com
Autora: Eva Maria Rodrigues
*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Natthalia Paccola. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.
Recentemente, em uma das aleatórias e proveitosas conversas que sempre tenho com um amigo meu,…
Aplicativos que mostram quem te exclui do Facebook ou do Twitter são bastante populares. Por…
Estresse, ansiedade e perturbação emocional são como lombadas na estrada da sua vida. Elas podem…
Quantas vezes você se sentiu inspirado pela vida das pessoas ao seu redor? Quantas vezes…
Você ouve as pessoas dizerem o tempo todo que têm medo de algo, seja esse…
É natural "sentir-se triste", "estar deprimido", ou simplesmente triste. Todo mundo se sente assim em…