As palavras têm um grande impacto naquela pessoa que as recebe, e é por isso que muitos consideram que os piores maus-tratos são verbais.
Com o passar do tempo, os golpes e feridas resultantes de uma briga física conseguem se curar e superamos, no entanto, o abuso verbal é difícil de ignorar .
Gritos, xingamentos, comentários depreciativos e até o que para alguns são “críticas” podem ser considerados abuso verbal. Ou seja, são expressões através da palavra cujo único objetivo é prejudicar a autoestima do destinatário.
No entanto, a grande diferença entre abuso físico e verbal é que os golpes ao longo do tempo conseguem curar e superar a si mesmos. Em vez disso, as palavras têm o terrível efeito colateral de permanecer na mente dos destinatários.
Com o uso das palavras corretas, uma pessoa pode se motivar a perseguir seus sonhos e objetivos. Pelo contrário, comentários depreciativos, gritos e insultos têm o poder de destruir moralmente aqueles que os recebem.
Indivíduos que de uma maneira ou de outra foram vítimas de abuso verbal são pessoas com grandes feridas em suas mentes. Dado que, quando expostos a essas agressões, sua autoestima e confiança lentamente começam a enfraquecer a ponto de perder de vista o auto amor e até mesmo de acreditar digno de tal abuso e desprezo.
Os perigos do abuso verbal
Como mencionamos, o maior perigo causado pelo abuso verbal é seu grande poder e impacto negativo nas pessoas. É que, com apenas uma palavra, você pode causar imensos danos à saúde mental de outras pessoas.
Provocar, “brincar”, grosseria e desprezo têm a capacidade de destruir lentamente a confiança de uma pessoa em suas habilidades e em si mesma. Uma vez que essas expressões, uma vez ouvidas, conseguem permanecer por um longo período de tempo dentro da mente da vítima, afetando negativamente seu comportamento e personalidade, pois ele considera cada uma das palavras contra ele verdadeiras a ponto de ser completamente desmoralizado, não há razão para enfrentar ou negar tal abuso.
Para o bem ou para o mal, as palavras são a arma mais poderosa dos seres humanos. Através delas, se faz contato com outras pessoas, elogios, incentivos ou motivações a si mesmos e, se não, também servem para machucar e destruir outros indivíduos.