Segundo vários estudos, morar junto com um animal nos dá não apenas apoio emocional e social, mas também nos permite abordar certos problemas de saúde de uma maneira mais satisfatória.
A terapia do idoso junto com cães é algo comum, estimula sua atenção e o envolve com uma carga afetiva muito positiva, um suporte emocional que se tornou habitual em residências e até em hospitais: até se mostra que os animais podem prevenir crises epilépticas e que são muito qualificados para atender pessoas com crise de ansiedade ou estresse pós-traumático.
Reconhecido também é o trabalho de cães-guia, exclusivamente para cuidar de pessoas com outras deficiências físicas ou mentais.
Os animais de estimação nos ajudam a sentir-nos mais seguros e motivados. A ideia de assumir a responsabilidade por alguém que lhe emprestou esse carinho sincero é, muitas vezes, suficiente para avançar em uma desintoxicação, por exemplo.
Animais em casa: apoio pessoal e educacional
Existem muitos centros onde os animais são usados como recurso de cura: delfinoterapias e clínicas de equoterapia, instalações onde pessoas com problemas podem se beneficiar da interação desses animais para adquirir novos hábitos de comunicação ou expressão, melhorar suas habilidades pessoais …
Mas não é necessário viver com um golfinho para se sentir melhor, a companhia de um cachorro ou gato é suficiente para sentimentos de empatia, socialização, altruísmo, aceitação, autoestima …
Ter um animal de estimação é algo adequado para os mais pequenos, ajuda-os a serem responsáveis e canaliza melhor suas emoções, as crianças, por exemplo, aprendem a ser mais expressivas e a se comunicar melhor, isso lhes dá ternura, companhia, responsabilidade, carinho. Os olhares de nossos animais de estimação sempre demonstram que eles estão prontos para nos ajudar, receber uma carícia e nos encantar à noite ou pela manhã.
Eles também são perfeitos para os idosos: os agregados familiares ficam mais alegres e incentivam sua mobilidade, melhoram sua sensação de bem-estar, os forçam a sair de casa e a socializar.
Sentir a companhia de um animal também é um excelente recurso para aliviar os sintomas da depressão, entretê-los, relaxá-los e proporcionar-lhes um maravilhoso equilíbrio emocional. Os animais de estimação são aqueles amiguinhos que não têm ressentimentos e que sempre ficam felizes em nos ter como parceiros, eles nos fornecem apoio emocional altruísta, independentemente da idade ou posição social.
Fonte: lamenteesmaravillosa.com
Imagem: Buenosia Carol
Recentemente, em uma das aleatórias e proveitosas conversas que sempre tenho com um amigo meu,…
Aplicativos que mostram quem te exclui do Facebook ou do Twitter são bastante populares. Por…
Estresse, ansiedade e perturbação emocional são como lombadas na estrada da sua vida. Elas podem…
Quantas vezes você se sentiu inspirado pela vida das pessoas ao seu redor? Quantas vezes…
Você ouve as pessoas dizerem o tempo todo que têm medo de algo, seja esse…
É natural "sentir-se triste", "estar deprimido", ou simplesmente triste. Todo mundo se sente assim em…