Categories: Profissional

Autoestima e necessidade de reconhecimento

Já ouviram falar em aumentar a autoestima de alguém? Eu ouço muito tal expressão. Mas aumentar autoestima de alguém até chegar em que nível? Na verdade o que precisamos é ter uma autoestima estável.

A autoestima baixa se caracteriza por determinados comportamentos de espera do indivíduo. A pessoa que tem a autoestima baixa precisa ser reconhecida e motivada para que fique satisfeita e estabilize sua auto-estima. Ela espera receber algo de alguém o tempo todo para ficar bem. O dia em que ela não é reconhecida , sua autoestima volta a baixar.

Do lado oposto, temos aqueles que tem a autoestima elevada. Aqueles que se acham o máximo! E parece que o mundo contribui ainda mais para que eles se sintam em pleno estado de superioridade em tudo. Vivem recebendo elogios. Mas esta autoestima alta tem o mesmo problema da autoestima baixa: o indivíduo fica acostumado a se sentir o máximo e a receber elogios. O dia em que ele comete um erro e leva “uma simples chamada” do chefe, seu mundo cai. Segue-se ao mundo caído uma série de reclamações sobre chefes e colegas, uma série de desculpas e uma série de culpados pelos seus erros. O mundo, neste momento se torna injusto e ele, coitado, se sente a verdadeira vítima . Sua autoestima de alta, vai a baixa em um segundo.

Na verdade, o ideal mesmo é mantermos nossa autoestima estável. Podemos receber um elogio e ficarmos felizes com ele, mas é fundamental que mantenhamos nossos pés no chão, nossa humildade ( aquela verdadeira tá?). Nossa autoestima pode ficar alta por um momento, o que não pode é você ficar cronicamente neste estado, porque aí meu amigo, você abre um canal enorme para a frustração entrar, acompanhada da sua amiga, a depressão.

E dizem que a depressão será a doença deste século e será a responsável pela maioria dos afastamentos da empresa. Por que será?

Autor: Sonia Pedreira de Cerqueira

Natthalia Paccola

View Comments

  • nao concordo. tenho auto estima super alta.
    e nada a faz baixar...não é uma crítica ou falta de elogio que faz ela se tornar baixa. Na verdade eu to pouco me lixando pra opinião dos outros, porque eu sei que sou o máximo. Isso é auto estima alta, nao o que você descreveu.

    • Não concordo, você é sem noção, isso sim. Ninguém é o máximo porque todos somos imperfeitos. Baixe a bola, rapaz, você com certeza é aquele tipico chato com quem ninguem gosta de conviver. Se toca!!!

Share
Published by
Natthalia Paccola

Recent Posts

Quem constrói trilhos sabe da existência dos trens

Recentemente, em uma das aleatórias e proveitosas conversas que sempre tenho com um amigo meu,…

2 anos ago

Vale a pena saber quem te deletou de uma rede social?

Aplicativos que mostram quem te exclui do Facebook ou do Twitter são bastante populares. Por…

2 anos ago

Preocupado, chateado e ansioso? Soluções para acalmar seus nervos

Estresse, ansiedade e perturbação emocional são como lombadas na estrada da sua vida. Elas podem…

2 anos ago

O que você já aprendeu observando a vida das pessoas ao seu redor?

Quantas vezes você se sentiu inspirado pela vida das pessoas ao seu redor? Quantas vezes…

2 anos ago

A psicologia das fobias: 5 dicas para gerenciar seus medos

Você ouve as pessoas dizerem o tempo todo que têm medo de algo, seja esse…

2 anos ago

Depressão não é apenas um estado de espírito

É natural "sentir-se triste", "estar deprimido", ou simplesmente triste. Todo mundo se sente assim em…

2 anos ago