Saúde

Depressão não é apenas um estado de espírito

É natural “sentir-se triste”, “estar deprimido”, ou simplesmente triste. Todo mundo se sente assim em algum momento de suas vidas, mas geralmente o sentimento diminui até que tudo volta ao normal. Infelizmente, há pessoas que ficam assim o tempo todo. Os sentimentos geralmente são agrupados sob o termo depressão, mas há uma diferença entre sentir-se triste e estar clinicamente deprimido.

Sentindo-se triste ou deprimido

Para a maioria das pessoas, sentir-se triste é um estado temporário que diminui com o tempo. Sentir tristeza faz parte da composição emocional de uma pessoa. Mesmo se sentindo um pouco tristes, as pessoas ainda podem gerenciar suas vidas e executar todas as tarefas necessárias. Quando se sentem tristes, as pessoas podem se sentir sem esperança, mas o instinto de avançar avança e lhes permite viver suas vidas e afastar a tristeza. Não há sintomas físicos.

Depressão clínica

As pessoas que sofrem de depressão clínica estão em constante estado de sentimento de opressão e impotência. Sem tratamento médico, a pessoa pode ficar assim por meses ou até anos. A verdadeira depressão no sentido clínico interfere no trabalho, nos relacionamentos e na vida em geral. Além dos sentimentos e dificuldades, a pessoa clinicamente deprimida também sofrerá fisicamente com perda ou ganho de peso, fadiga, dores de cabeça, perda de interesse em hobbies ou atividades e sentimentos de culpa, desamparo e até abandono.

Quando você se sente triste, isso é causado pelos eventos da vida: perda de um emprego, morte de um ente querido, etc. A depressão clínica geralmente é provocada por estresse excessivo e fatores genéticos. Suas escolhas de estilo de vida, relacionamentos e habilidades de enfrentamento contribuem para o problema.

Procurar intervenção médica

A depressão clínica é um grave problema de saúde. Se você está sofrendo de depressão, pode ter pensamentos suicidas. Converse com um amigo, um membro da família ou um clérigo. Mesmo que não existam pensamentos suicidas, o desequilíbrio químico causado por sintomas físicos pode fazer com que a menor tarefa pareça impossível.

Se você se sentir triste por mais duas semanas, precisará procurar orientação médica. Marque uma consulta com seu médico ou um terapeuta. A depressão clínica pode ser gerenciada com terapia medicamentosa, psicoterapia ou uma combinação dos dois. Não há vergonha em sofrer sentimentos de tristeza avassaladores. Se você conhece alguém que está clinicamente deprimido, seja solidário, ouça-o e não descarte seus sentimentos. Ajude-o a obter a ajuda necessária para viver novamente.

Fonte: comprehendthemind.com

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Natthalia Paccola. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Imagem: Tess Emily Seymour

Natthalia Paccola

Share
Published by
Natthalia Paccola

Recent Posts

Quem constrói trilhos sabe da existência dos trens

Recentemente, em uma das aleatórias e proveitosas conversas que sempre tenho com um amigo meu,…

2 anos ago

Vale a pena saber quem te deletou de uma rede social?

Aplicativos que mostram quem te exclui do Facebook ou do Twitter são bastante populares. Por…

2 anos ago

Preocupado, chateado e ansioso? Soluções para acalmar seus nervos

Estresse, ansiedade e perturbação emocional são como lombadas na estrada da sua vida. Elas podem…

2 anos ago

O que você já aprendeu observando a vida das pessoas ao seu redor?

Quantas vezes você se sentiu inspirado pela vida das pessoas ao seu redor? Quantas vezes…

2 anos ago

A psicologia das fobias: 5 dicas para gerenciar seus medos

Você ouve as pessoas dizerem o tempo todo que têm medo de algo, seja esse…

2 anos ago

Quando a ansiedade e a depressão tentaram consumir minha vida

Aos 21 anos, enfrentei minhas primeiras crises de ansiedade e depressão. Cercado pela natureza em…

2 anos ago