Diferenças entre psiquiatria, psicoterapia e psicanálise

Jorge Forbes fala neste bloco do programa “Por Dentro da Mídia”, gravado em 18/04/2008, sobre a ação da psicanálise e as diferenças entre a psiquiatria, psicologia e psicanálise.

Assista ao vídeo e entenda as diferenças entre psiquiatria, psicologia e psicanálise:

Natthalia Paccola

View Comments

  • Gostei da explanação, porém tenho uma questão simples em relação ao que Dr Forbes coloca sobre os psicólogos. Penso ser reducionista quando diz que eles fazem terapia comportamental... Identifico muito do trabalho terapêutico realizado pelo psicólogo na sua fala sobre o analista. Talvez fosse interessante rever a forma da explanação, pois sabemos que o ouvinte nem sempre tem a escuta adequada para esta fala. Em minha opinião ele continuará equivocado...

  • Muito boa reportagem, mas precisaremos se uma explicação mais ampla acerca da psicologia, que é um campo do saber muito mais vasto e precioso para ser pouco explicado. Outra observação seria o corte feito no vídeo numa hora que seria muito esclarecedora. Senti falta da resposta do do Dr. Forbes, embora possam argumentar a fuga do tema.

  • Concordo com a colcoação da Ana Maria, a definição de psicólogo foi Simplista e confusa, entendo é a visão de psiquiatra ou psicanalista.

  • Acredito que a explicação sobre "Psicólogo" foi bastante "sem valor", ora pela comparação como algo limitado, ora pelo "só 5 anos de estudos" - seguido de um suspiro.

    A fala foi feita com "estigmas pessoais", dando crédito apenas a psicanálise, não concordo, a psicoterapia é tão importante como a psicanálise.

  • O psicólogo foi menosprezado aí, a começar pela definição de um curso de 5 anos, recente - com início nos meados do século passado, extraído da Filosofia - e senti uma pitada de sarcasmo quando falou da psicologia experimental, que se dedica até a estudar formigas, como quem diz que valor tem isso? E como se fosse um profissional que só procurasse se aprofundar no estudo do comportamento, como um mero pesquisador, um curioso, que não se envolvesse com o processo do paciente, seu sofrimento e sua responsabilização da mesma forma que o psicanalista.

  • Existe uma tendência a querer colocar o trabalho do Psicólogo como um simples coadjuvante e também como um mero procedimento. Em alguns planos de saude a especialidade psicologia/psicoterapia vem classificada como procedimento . O Psicólogo trata da dimensão subjetiva do individuo, do sintoma. e da elaboração

Share
Published by
Natthalia Paccola

Recent Posts

Quem constrói trilhos sabe da existência dos trens

Recentemente, em uma das aleatórias e proveitosas conversas que sempre tenho com um amigo meu,…

2 anos ago

Vale a pena saber quem te deletou de uma rede social?

Aplicativos que mostram quem te exclui do Facebook ou do Twitter são bastante populares. Por…

2 anos ago

Preocupado, chateado e ansioso? Soluções para acalmar seus nervos

Estresse, ansiedade e perturbação emocional são como lombadas na estrada da sua vida. Elas podem…

2 anos ago

O que você já aprendeu observando a vida das pessoas ao seu redor?

Quantas vezes você se sentiu inspirado pela vida das pessoas ao seu redor? Quantas vezes…

2 anos ago

A psicologia das fobias: 5 dicas para gerenciar seus medos

Você ouve as pessoas dizerem o tempo todo que têm medo de algo, seja esse…

2 anos ago

Depressão não é apenas um estado de espírito

É natural "sentir-se triste", "estar deprimido", ou simplesmente triste. Todo mundo se sente assim em…

2 anos ago