As palavras têm um poder tão forte que não apenas machucam as pessoa quando são ouvidas, mas podem permanecer gravadas para sempre no coração e na alma, criando inseguranças e rompendo relacionamentos. Você é uma pessoa que se comunica negativamente? Pare com isso e salve seus relacionamentos.
Os seres humanos são seres sociais, o que implica que mantemos comunicação com diferentes pessoas ao longo do dia. Essa comunicação pode ocorrer em diferentes situações, perspectivas ou humor e nem sempre é fácil manter uma comunicação saudável com os que estão ao nosso redor.
Pode acontecer de não sermos bons em expressar nossas idéias e sentimentos. Tudo isso pode fazer com que nos tornemos pessoas indesejáveis para os que estão ao nosso redor. Existem quatro tipos muito claros de má comunicação:
1. Críticas aos outros
Não há problema em levantar sua voz quando algo está acontecendo que não gosta ou que o afeta de alguma forma. O problema aparece quando parece que passamos nosso tempo recriminando e acusando os que estão à nossa volta. Essas críticas sempre tentam demonstrar a inferioridade do outro e podem começar com:
– “É você …”
– “Você é …”
– “Você deveria …”
– “Seria melhor que você …”
– “Sua família, seus amigos …”
2. Declarações universais
Qualquer tipo de frase que generalize ou gere estereótipos sobre pessoas ou comportamentos , por exemplo:
– “Você sempre …”
– “Você nunca …”
– “Você é tão …”
– “Todo o tempo que você é …”
– “Novamente …”
3. Atenção negativa na pessoa, independentemente do problema
Em todas as situações que surgem, há dois aspectos a serem levados em consideração: as pessoas intrometidas e o problema levantado. Quando atenção negativa é dada à pessoa e não há interesse no problema real, uma comunicação ruim está ocorrendo.
Exemplo de má comunicação: você nunca faz nada! Você é preguiçoso!
Exemplo de boa comunicação: Eu sei que você está muito ocupado, mas pelo menos você poderia me ajudar limpando e arrumando seu quarto.
4. Desmerece sentimentos
As pessoas são sensíveis por natureza, mesmo aquelas que geralmente não mostram seus sentimentos. Portanto, desmerecer ou invalidar sentimentos pode ser a arma que encerra totalmente um relacionamento. Deduzimos sentimentos quando não reconhecemos emoções, as minimizamos, ignoramos ou julgamos negativamente. Por exemplo:
– “Não estou interessado no que você pensa.”
– “Eu não ligo para o que você sente.”
– “Não seja tão dramático.”
– “Não seja tão feliz, você realmente não fez nada de surpreendente.”
A inteligência aplicada à comunicação
Embora sejamos todos seres auto-suficientes com grandes habilidades e qualidades, sempre precisamos ouvir e sermos ouvidos pelos outros. Devemos sempre pensar que a maneira como agimos hoje definirá o nosso futuro e, se ferirmos as pessoas que nos acompanham hoje, no final elas ficarão cansadas, evitarão a gente e finalmente se afastarão completamente. Não se trata de mentir ou se conformar, mas de ser inteligente em nossa comunicação.
Fonte: lamenteesmaravillosa.com
*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Natthalia Paccola. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.
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