Não se sabe as condições físicas ou mentais que possibilitam o uso do aparelho motor durante o sono, contrariando a regra geral que diz que em condições normais quando se adormece, é o aparelho motor o primeiro que paralisa.
A ligação da histeria com o sonambulismo é decorrente de que, em ambos os casos, acontece descarga de excitação neurológica sobre o sistema nervoso central.
No sonambulismo, durante o sono noturno normal, pré-existe uma inquietação consciente ou inconsciente que desenvolve um grau de excitação e de tensão interna. Neste caso, os movimentos que o sonâmbulo faz respondem ao seu sonho, decorrentes dos conflitos latentes que estão recalcados no seu inconsciente, um exemplo é dizer dormindo, aquilo que não se teve coragem de dizer acordado.
Muitas vezes, o que mais se destaca, no sonambulismo, é a fuga da cama, por esta ser um local de tentação. Outras vezes, mais numerosas, o sonambulismo é decorrente de um objetivo pelo qual o paciente está lutando e que o faz ansioso, querendo que um novo dia chegue logo. Situação daquilo que não se faz acordado e se faz dormindo. Exemplo: levanta de madrugada, abre a porta de casa, entra no carro querendo ir ao trabalho.
Nas crianças, o objetivo típico do sonambulismo infantil é o desejo de participar da vida noturna dos adultos e do quarto dos pais, podendo significar o lugar que poderá encontrar proteção contra seus medos e inseguranças.
Recentemente, em uma das aleatórias e proveitosas conversas que sempre tenho com um amigo meu,…
Aplicativos que mostram quem te exclui do Facebook ou do Twitter são bastante populares. Por…
Estresse, ansiedade e perturbação emocional são como lombadas na estrada da sua vida. Elas podem…
Quantas vezes você se sentiu inspirado pela vida das pessoas ao seu redor? Quantas vezes…
Você ouve as pessoas dizerem o tempo todo que têm medo de algo, seja esse…
É natural "sentir-se triste", "estar deprimido", ou simplesmente triste. Todo mundo se sente assim em…
View Comments
Olha, eu sou sonambula faz muito tempo, e je1 anectecou ve1rios episf3dios comigo. Vou contar alguns: *Je1 dormi no sofe1 e acordei na cama, e ate9 levei o cobertor que estava comigo no sofe1, pra cama junto comigo ( NAO c8 CAMA< c8 BILICHE E EU DURMO ENCIMA) por isso estranhei;* Minha irma mais nova conta que eu acordo e vou no banheiro, lavo as me3os, dou a descarga e falo coisas sem sentido algum, sonambula, com os olhos abertos;* Je1 acordei gritando, chorando, rindo, e ate9 sentada na cama;* Ontem eu estava fazendo chapinha no meu cabelo, e percebi que ele tava cortado O.o; E foi com tesoura, taa cortado bem retinho ainda. Entrei num desespero, comecei a chorar, gritar, porque eu to deixando meu cabelo crescer a uns 3 anos, mais ou menos, bah ta looco =/.* E eu sei, que ningue9m da minha cas cortou meu cabelo, provavelmente eu, sonambula, cortei, de quinta pra sexta feira, de madrugada.* To aterrorizada com isso, pois je1 pensou se eu me corto, machuco algue9m, ou seila, fae7o alguma coisa perigosa dormindo ? Eu to morrendo de medo mesmo, nem sei o que fazer. Meus pais ne3o acreditam em mim, acham que e9 bobagem.* Agora, eu nem sei o que fazer, queria pedir ajuda de algue9m. O que eu fae7o ?OBS : Tenho 15 anos, je1 vou fazer 16 mes que vem, e desde mais nova tive crises de sonambulismo. Alguns parentes meus tem isso. Eu queria algumas dicas, que nao precisasse consultar psiquiatra, porque meus pais ne3o acreditam, e ne3o ve3o querer pagar pra eu ir. Agradee7o a todos, bjos ;* By : Maria Silveira