Durante esta semana um tema está recorrente no meu pensamento: a mentira. O fato é que chegaram ao meu consultório duas pessoas, um homem e uma mulher, lamentando as mentiras que seus parceiros contam. Bem, cada caso foi amplamente discutido e chegamos a conclusão de que a mentira pode minar a confiabilidade em um relacionamento.
Você confia em uma pessoa que mente?
Muita gente diz que para vivermos em sociedade é necessário mentir. É evidente que verdade e mentira estão mesmo inseridas na nossa rotina. Entretanto como conviver com a “nem sempre verdadeira” necessidade de mentir?
Como diz Flávio Gikovate: “mentir é algo deliberado e intencional de dizer uma coisa quando a pessoa sabe perfeitamente que o que aconteceu foi outra coisa. Obviamente que ao vermos que a pessoa que mente faz isso com certa frieza, com cara de pau, ficamos desconfiados mesmos. Todo processo de desconfiança é porque as pessoas não são confiáveis quando mentem”.
Para resumir, quando estamos ligados emocionalmente a alguém é sempre melhor que fiquemos alertas aos mínimos detalhes e que até exageremos do que fazer o oposto, fazer vistas grossas e deixar barato coisas que na realidade podem ter um significado relevante.
Evidente que a mentira, indica alguma característica da personalidade da pessoa e é óbvio que esta conduta só pode subtrair a confiabilidade. No fundo, como ressalta Gikovate, significa que esse alguém tem uma cara de pau de fingir que não conhece a realidade do que fez e pode agir assim em muitas situações.
Aquele que deseja manter a confiabilidade de seu parceiro e não só de seu parceiro sentimental, como sócios, outros amigos, tem na mentira um grande inimigo.
Como afirma a psicóloga e terapeuta sexual Iara Jukemura, do Núcleo de Psicoterapia Cognitiva de São Paulo, não existe mentira positiva. Todas são negativas e têm poder suficiente para acabar com qualquer relacionamento, já que a base mais sólida das relações humanas é a confiança.
Veja o que a mentira pode causar:
• Decepção: pela constatação de o parceiro não era exatamente quem a gente pensava que fosse.
• Sentimento de fracasso: pelo erro de avaliação e de ter se apaixonado por alguém que não é confiável.
• Desconfiança: é impossível permanecer em um relacionamento se a capacidade de continuar apostando na relação foi destruída pela mentira.
• Ressentimento: sentir-se desconsiderado, desrespeitado e traído provoca mágoa e raiva. O ressentimento é diretamente proporcional à expectativa que se tinha sobre o parceiro.
• Desrespeito: o parceiro enganado, insconscientemente, se vinga do mentiroso e o clima entre o casal pode tornar-se hostil e perigoso.
• Desinteresse: ao ser enganado, o parceiro interrompe o afeto que era dirigido ao outro. Passa a ver o mentiroso como alguém a ser evitado.
• Ruptura: o amor não resiste. Mesmo que o sexo seja maravilhoso, também passa a ser questionado como possível encenação.
Nathalia, que legal o seu texto. Como lhe escrevi em seu facebook, a grande “vantagem” da mentira é comprometer a confiabilidade de quem mente e o dar-se a conhecer como mentiroso ou mentirosa. Beijo, Maris
Gostei bastante do texto. A mentira acaba mesmo com qualquer relacionamento. A confiança destruída não da pra ser construída.
Na verdade não da mesmo para confiar em alguém,que mente porque toda vez que essa pessoa falar algo vai ficar aquela dúvida.
Gostei do texto,e vem confirmar tudo o que sinto. Obrigada.
infelizmente vivo com uma pessoa que a vida é uma mentira, mas, ainda não consegui me desvencilhar dele, pq. dependo financeiramente, e não tenho idade e nem saúde, pra ir á luta… é horrível!
Aprendi que suportar várias mentiras tentando salvar um “amor” só destrói e adoece aquele que é enganado, enquanto isso o mentiroso “cresce”, sobrepõe ao outro, intimidando-o e destruindo cada dia mais. Nunca devemos aceitar as ” mentiras”, pois elas se repetem dia após dia e de formas variadas. Ao final, o amor passa longe de tudo isso. Quem ama não engana e quem é enganado sabe exatamente a dor.
Confiava tanto no meu namorado, até descobrir uma mentira atrás da outra…nunca foram sobre traição e por isso fui perdoando…mas é uma luta constante agora para acreditar nele. . Não consigo acabar o relacionamento mas a desconfiança de possíveis traições mata me dia a dia. Sinto me uma ciumenta, uma obcecada. . . Eu nunca fui assim. . . Luto todos os dias para este sentimento se afastar de mim e o que custa mais é controlar para ele não se aperceber. . .Quem mente uma vez mente sempre, e quem mente numa situação mente em todas.
Pois é a mentira é uma das piores coisas na vida e o pior q destrói as outras pessoas em todos os sentidos e fica aquela desconfiança p resto da vida não só da mentira como em tudo e todos muito triste mesmo
É a mentira acaba com todo o sentimento,meu marido meu tanto pra mim,que hj não o quero mais,chega de viver de aparências,quem mente uma vez, sempre irá mentir,pode ser pequena ou grande, não importa.O mais incrível é ele se portar como vítima,e sempre prometer que irá mudar,pra mim, é o mesmo que faz uma pessoa que abusa,que bati e etc.a mentira te faz marcas por dentro,e essas marcas, dificilmente cicatrizam ???!!